Fairchild C-82A Packet

O Fairchild C-82A Packet era uma aeronave de transporte logístico e de tropas, desenvolvido nos EUA durante a II Guerra Mundial. Naquele conflito, as tropas norte-americanas usavam aeronaves de transporte como o Curtiss C-46 Commando e Douglas C-47 que sofriam de duas deficiências: a dificuldade em transportar veículos a bordo, devido à sua configuração com trem de pouso biciclo e bequilha traseira, o que tornava laboriosa e demorada a operação de carga e descarga de veículos, bem como a pequena capacidade de carga interna, o que requeria mais voos por carga a ser transportada até o destino.

A configuração escolhida para o C-82A, que consistia de uma fuselagem acoplada a uma asa alta, das quais saíam duas lanças nas quais se fixavam os lemes, derivas e estabilizadores horizontais traseiros, minimizava a primeira deficiência. Isso porque a fuselagem era próxima ao chão e tinha, na sua parte traseira, uma porta em concha, cujas duas metades abriam para os lados. Com isso, duas rampas podiam ser estendidas até o solo para que os veículos entrassem e saíssem de forma fácil e rápida.

Esse arranjo facilitava, ainda, o transporte de carga pesada e de grandes dimensões, como foi demonstrado pelos C-82A ao transportarem material de construção civil, necessário para erguer o aeroporto de Tegel, na então Zona Francesa de Ocupação em Berlim Ocidental, durante a Ponte Aérea de Berlim, em 1948-1949.

Além disso, o C-82A dispunha de duas portas laterais nas duas metades da concha, que eram usadas para o salto de paraquedistas.

NO BRASIL

Doze aeronaves C-82A foram adquiridas em 1955 dos EUA. As duas primeiras aeronaves pousaram no Campo dos Afonsos em janeiro de 1956, Rio de Janeiro, onde estava sediado o 1º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (1º/2º GT), a unidade aérea que operaria o C-82A inicialmente.

C-82 2210 (via N.L. Senandes).

Adquiridos com a ideia de serem usados nas linhas do Correio Aéreo Nacional (CAN), os C-82A acabaram por serem usados cada vez mais em apoio às atividades do Núcleo da Divisão Aeroterrestre do Exército Brasileiro, também sediada no Campo dos Afonsos.

Paraquedistas do Exército Brasileiro embarcam num C-82A da FAB.

Com isso, em janeiro de 1958, a FAB criou o 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) e, em fevereiro, ativou o 1º Esquadrão do 1º GTT (1º/1º GTT), o qual recebeu todos os C-82A. Elas foram utilizadas em missões em proveito do Exército Brasileiro até 1968, quando foram desativadas na FAB.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Fairchild C-82A Packet)

  • Motor: dois Pratt&Whitney R-2800-85 de 2.100 HP
  • Envergadura: 32,44 m
  • Comprimento: 23,50 m
  • Altura: 8 m
  • Superfície alar: 130,00 m2
  • Peso: 14.742 kg (vazio); 24.494 kg (máximo)
  • Velocidade: 399 km/h (máxima)
  • Teto de serviço: 6.461 m
  • Alcance: 6.231 km
  • Tripulação: 4 (piloto, copiloto, navegador e engenheiro de voo/especialista de carga aérea)
  • Carga útil: 8.164,66 kg ou 42 soldados equipados ou 34 macas

Perfis

C-82A 2201, 1º/2º Grupo de Transporte, 1956.
C-82A 2201, 1º/1º Grupo de Transporte de Tropa, 1966.
C-82A 2201, 1º/1º Grupo de Transporte de Tropa, 1967.
C-82A 2205, 1º/1º Grupo de Transporte de Tropa, 1966.
C-82A 2208, 1º/2º Grupo de Transporte, 1967.

Bibliografia:

  1. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
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