Lockheed 12A UC-40

Lockheed 12A da Diretoria de Aeronáutica do Exército Brasileiro, na sede do 3º Regimento de Aviação, Canoas – RS, em 1937 (via R. Hebmüller).

Em 1935, a Lockheed identificou a necessidade de uma aeronave menor, que atendesse ao mercado de pilotos privados, bem como alimentador das linhas maiores (“feeder liner”). Essa última também havia sido identificada pelo governo norte-americano o qual, através do Bureau of Air Commerce, solicitou aos fabricantes de aeronaves que submetessem projetos de aeronaves, até o dia 30 de junho de 1936.

Dessa forma, a Lockheed desenvolveu o Modelo 12A Electra Junior, uma versão para seis passageiros desenvolvida a partir do Modelo 10 Electra. O Electra Junior era 4ft 3in menor do que o seu antecessor, mas mantinha a mesma configuração – asas baixas e derivas duplas (essas, no entanto, de maior tamanho).

O primeiro protótipo, matriculado NX16052, realizou seu primeiro voo no dia 27 de junho de 1936, três dias antes da data limite imposta pelo governo e, conseqüentemente, ganhando a concorrência. A certificação da aeronave foi concedida no dia 14 de outubro do mesmo ano; a primeira aeronave foi entregue no dia 5 de setembro.

O Electra Junior tinha uma velocidade de 213 mph e, em 1937, Milo Bureham (piloto de provas da Lockheed) pilotou um deles nas corridas aéreas de Bendix, alcançando o quinto lugar.

OPERADORES MILITARES DO LOCKHEED 12

A aeronave foi vendida basicamente para o governo e empresários. Porém, ela também foi utilizada para fins militares. O primeiro usuário militar foi o Exército Argentino, o qual adquiriu os dois únicos exemplares da versão B, em 1937. A US Navy adquiriu alguns exemplares do modelo 12A e o US Army Air Corps operou aeronaves do modelo 12A2, os quais foram designados UC-40(A/B/D).

O principal usuário foi o governo colonial das Índias Orientais Holandesas (IOH), atual Indonésia, o qual adquiriu 16 exemplares do Modelo 212. Esse modelo era uma aeronave de bombardeio leve/treinamento, a qual era equipada com uma metralhadora .303in montada no nariz e uma outra, instalada em uma torreta dorsal; garras para até oito bombas de 100lb foram instaladas abaixo da fuselagem. O primeiro exemplar foi entregue à Militaire Luchtvaart (MLu) (Divisão Aérea) do Exército das Índias Orientais Holandesas em fevereiro de 1939 e o último no dia 13 de maio de 1942, e essas aeronaves engajaram-se em combate durante a invasão japonesa das IOH em 1941/42.

Um fato curioso sobre a utilização do Lockheed 12 ocorreu nos meses que antecederam o início da II Guerra Mundial. Três aeronaves – c/n 1203 (G-AFTL), 1267 (G-AFKR) e 1270 (G-AFPF) – foram adquiridas pelo governo britânico no início de 1939 e registradas como sendo de propriedade da empresa British Airways Ltd. Na Grã-Bretanha, foram secretamente modificadas para realizarem o levantamento aerofotogramétrico da Alemanha – bases aéreas, instalações navais e militares e indústrias, dentre outros alvos – com a instalação de uma câmara vertical modelo F-24 da Royal Air Force (RAF) na cabine (sobre a lente da qual era soprado ar quente para reduzir a condensação em voos a alta altitude), dois tanques de combustível de 70 gal Imp na cabine e uma cobertura em bolha na janela lateral do piloto. Com essas aeronaves, pilotadas por F. Sidney Cotton, obteve-se um inestimável conhecimento sobre a disposição industrial e militar da Alemanha Nazista, o que contribuiu para que se montassem ataques aéreos contra aquele país logo nos primeiros dias da guerra, em setembro de 1939. O maior legado foi, no entanto, a comprovação de que o reconhecimento aéreo era de suma importância na guerra.

Lockheed 12A G-AFTL, c/n 1203, fotografada em Heston (Inglaterra), em 1939/1940; aeronave utilizada por F. Sidney Cotton para realizar voos de reconhecimento fotográfico sobre a Alemanha antes da guerra, em 1939 (via Chris Hughes).
Lockheed 12A N12EJ, c/n 1203, ex-G-AFTL, fotografada em Bartow, Flórida (EUA), em 1992 (Foto: V.N. Smith).

Outros países que utilizaram o Lockheed 12, em suas diferentes versões, para fins militares, foram a Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, França Livre, Indonésia e Reino Unido.

O LOCKHEED 12A NA AVIAÇÃO MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Em 1937, o governo brasileiro adquiriu oito exemplares do Modelo 12A. Os dois primeiros exemplares (c/n 1234 e 1235) foram entregues à Diretoria de Aeronáutica (D.Ae.) do Exército Brasileiro no dia 13 de setembro de 1937; os demais foram entregues em 15 de fevereiro de 1940 (c/n 1278 e 1279) e em 28 de abril de 1941 (c/n 1288, 1289, 1290 e 1291). Essas aeronaves foram matriculadas D.Ae. 01 a D.Ae. 08, respectivamente.

L-12A 1288, Diretoria de Aeronáutica do Exército Brasileiro (via A. Camazano A.)

Os 12A foram utilizados pela D.Ae. como aeronaves de transporte de autoridades militares e governamentais, inclusive o Presidente Getúlio Vargas. Um dos pilotos dessas aeronaves era o então Cap. Nero Moura, o qual viria a comandar o 1º Grupo de Aviação de Caça na Itália, em 1944/45.

O LOCKHEED 12A NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

UC-40 FAB 08 (via A. Camazano A.)

Com a criação da Força Aérea Brasileira (FAB) em 1941, os 12A foram transferidos para a FAB em 22 de maio de 1941, sendo matriculados FAB-01 a FAB-08. Em 1945, as oito aeronaves receberam a designação UC-40. Os UC-40 foram sendo progressivamente desativados, até 1963, quando os últimos três – UC-40 2656, UC-40 2657 e UC-40 2659 – deixaram de pertencer à FAB, após 26 anos de operação.

LOCKHEED 12A (UC-40) NA FAB
Ordem Matrícula c/n Ex-DAe Ex-FAB Observação
01 FAB 2656 1234 01 FAB-01 Descarregado 20/02/63 –
Desativação
02 FAB 2657 1235 02 FAB-02 Descarregado 18/03/63 –
Desativação – Matriculado PT-CDU 06/06/66 –
Encerrou Registro no DAC antes de 31/12/75.
03 FAB 2658 1278 03 FAB-03 Descarregado 16/11/50 NRR-Recuperado e
matriculado PP-VTA – Encerrou Registro no DAC em
09/8/71.
04 FAB 2659 1279 04 FAB-04 Descarregado 20/02/63 –
Desativação – Alocada matrícula PT-CZL
(MNU)
05 FAB 2660 1288 05 FAB-05 Descarregado 1948 – NRR
06 FAB 2661 1289 06 FAB-06 Descarregado 12/12/44
07 FAB 2662 1290 07 FAB-07 Descarregado 1947 – NRR
08 FAB 2663 1291 08 FAB-08 Descarregado 05/08/60 – após acidente
NRR
FONTE: Arquivo A. Camazano A. – Lockheed Twins, P.J.
Marson (Air-Britain, 2001)
NRR = Não Recomendável a sua
Recuperação
MNU = Matrícula Não Utilizada

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (LOCKHEED 12A UC-40)

  • Motor: 2 motores radiais de 9 cilindros Pratt&Whitney Wasp Junior de 450 HP
  • Envergadura: 15,09 m
  • Comprimento: 11,07 m
  • Altura: 2,97 m
  • Superfície alar: 32,70 m2
  • Peso: 2.615 kg (vazio); 3.924 kg (máximo)
  • Velocidade: 362 km/h (máxima, a 1.525 m)
  • Razão de ascensão: 427 m/min
  • Teto de serviço: 6.980 m
  • Alcance: 1.290 km

Perfis

Lockheed 12A D.Ae.02, da Diretoria de Aeronáutica do Exército Brasileiro.
L-12A c/n 1288, Diretoria de Aeronáutica do Exército Brasileiro.
L-12A FAB 08.
UC-40 FAB 2656.
UC-40 FAB 2657.

Bibliografia:

  1. P.J. Marson, “The Lockheed Twins”, Air-Britain, Grã-Bretanha, 2001.
  2. F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.
error: Conteúdo protegido!!!