O helicóptero Bell 206 foi projetado para participar, sob a designação YOH-4, do processo de escolha de um helicóptero leve de observação pelo US Army em 1962. Apesar do Hughes OH-6 ter sido selecionado, a Bell fez várias modificações no projeto, produzindo a versão 206A, a qual teve boa aceitação no mercado; o 206A foi escolhido pela US Navy como helicóptero de instrução, designado como TH-57 Sea Ranger. Em 1968, o 206A foi escolhido pelo US Army dentro de um outro processo de escolha, e entrou em serviço como OH-58A Kiowa.
A FAB adquiriu sete helicópteros 206A em 1967, dos quais três foram designados como VH-4 (matrículas FAB 8570 a 8572) e utilizados inicialmente para transporte de autoridades pelo Grupo de Transporte Especial. Os restantes foram designados como OH-4 e matriculados FAB 8580 a 8583, os quais foram utilizados em tarefas de ligação e observação.
Os OH-4 8580 e 8583 foram perdidos em acidentes. Quatro das aeronaves remanescentes (VH-4 8571, VH-4 8572, OH-4 8581 and OH-4 8582) foram redesignadas UH-4 e foram utilizadas pelo Centro Técnico Aeroespacial e pelo Centro de Lançamento de Alcântara.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Bell 206A Jet Ranger OH-4/VH-4)
- Motor: Uma turbina Allison 205-48A de 317 shp
- Diâmetro do rotor: 10,16 m
- Comprimento: 8,74 m
- Altura: 2,91 m
- Largura: 1,92 m
- Peso: 617 kg (vazio); 1.315 kg (máximo)
- Velocidade: 217 km/h
- Razão de ascensão: 518 m/min
- Teto de serviço: 6.165 m
- Alcance: 623 km
Perfis
Bibliografia:
- F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.
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