Neiva L-42

L-42 3235, 1º/13º Grupo de Aviação (Arquivo A. Camazano A.)

Fabricado pela Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva, o L-42 era uma aeronave destinada a cumprir as missões de ligação e observação realizadas pela FAB, incluindo aquelas em proveito do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil.

Derivado da aeronave utilitária U-42, o L-42 se distinguia daquela por ter a parte traseira da fuselagem de perfil mais baixo, permitindo melhor visibilidade exterior aos seus tripulantes. Além disso, quatro pontos duros foram instalados sob as asas, capazes de transportes foguetes fumígenos SBAT-37 e fardos de carga para lançamento.

O primeiro voo do protótipo foi realizado em 1967 e quarenta exemplares foram encomendados. A primeira unidade aérea a receber essas aeronaves foi a 1ª  Esquadrilha de Ligação e Observação, a partir de 1971. Uma curiosidade é que apenas na 1ª ELO eles foram designados como O-42.

L-42 3237, 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação (foto A. Camazano A.)

Durante a década de 1970, os L-42 foram empregados pelos 2º, 3º, 4º e 5º Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque e, a partir da década seguinte, pelos 2º, 3º e 5º Esquadrões do 8º Grupo de Aviação.

L-42 3214, 3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (foto A. Camazano A.)
L-42 3218, 3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (foto A. Camazano A.)
L-42 3225, 5º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (foto A. Camazano A.)
L-42 3237, 4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (foto A. Camazano A.)
L-42 3245, 5º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (foto A. Camazano A.)

Outra unidade que utilizou os L-42 foi o 1º/13º Grupo de Aviação, entre 1980 e 1989, quando o esquadrão foi desativado.

L-42 3242, 1º/13º Grupo de Aviação (foto A. Camazano A.)

Um único exemplar do L-42, o de matrícula 3250, foi utilizado pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa. Essa aeronave usou as designações L-42 e L-42B.

L-42B 3250, Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (foto A. Camazano A.)

Os L-42 foram retirados do serviço ativo da FAB em 2001.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Neiva L-42)

  • Motor: Um Continental IO-360D de 210 HP
  • Envergadura: 9,13 m
  • Comprimento: 7,21 m
  • Altura: 2,93 m
  • Superfície alar: 13,50 m2
  • Peso: 730 kg (vazio); 1.100 kg (máximo)
  • Velocidade: 240 km/h (máxima)
  • Razão de ascensão: 280 m/min
  • Teto de serviço: 4.820 m
  • Alcance: 925 km
  • Tripulação: 3 (piloto, co-piloto e observador)
  • Armamento: foguetes fumígenos SBAT-37 de 37 mm

Perfis

O-42 3211, 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação.
L-42 3212, 2º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.
L-42 3213, 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação.
L-42 3214, 3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.
L-42 3218, 3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.
L-42 3225, 5º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.
L-42 3235, 4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.
L-42 3235, 1º/13º Grupo de Aviação.
L-42 3235, 1º/13º Grupo de Aviação; notar o símbolo da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação usado na Itália, 1944-1945.
L-42 3237, 4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.
L-42 3245, 5º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.
L-42 3248, 2º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.
L-42 3250, Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa.

Bibliografia

  1. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
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