British Aircraft Corporation One-Eleven VC-92

Na década de 1950, as empresas britânicas Vickers-Armstrong e Hunting Aircraft iniciaram estudos independentes para a construção de uma aeronave a jato de curto alcance para transporte de passageiros, projetado para substituir a aeronave de passageiros a turboélice Vickers Viscount.

Com a criação da British Aircraft Corporation, resultado da fusão de várias empresas, incluindo a Vickers-Armstrong e Hunting Aircraft, decidiu-se por construir aquela aeronave, como o BAC 1-11 (ou One-Eleven), com capacidade para 80 passageiros. Em 9 de maio de 1961 a aeronave foi anunciada publicamente, com a primeira encomenda para 10 aeronaves, pela empresa aérea British United Airways – BUA.

O One-Eleven apresentava um desempenho melhor e menor custo de operação, do que o seu competidor, o francês Sud-Aviation Caravelle, beneficiado pelas turbinas Rolls-Royce Spey de tecnologia mais avançada.

O protótipo, matriculado G-ASHG, saiu da linha de produção em 28 de julho de 1963, quando já haviam sido encomendados 60 aeronaves. O protótipo decolou pela primeira vez em 20 de agosto de 1963, nas cores da BUA, mas durante um vôo de teste, no dia 22 de outubro, o protótipo caiu, matando todos a bordo. Apesar disso, continuou-se com o desenvolvimento do One-Eleven e, em 1965, a BUA recebeu seu primeiro exemplar, o qual iniciou os voos comerciais no dia 9 de abril.

O One-Eleven foi construído em diferentes versões: a versão inicial, Srs. 200; a Srs. 300, com motores mais potentes e maior capacidade de combustível, aumentando o alcance; a Srs. 400 a qual era basicamente a Srs. 300, com instrumentos norte-americanos; a Srs. 500, uma versão alongada da Srs. 300, com capacidade para 119 passageiros; e a Srs. 475, a qual combinava a fuselagem da Srs. 400 com os motores da Srs. 500, destinada à operação sob condições de alta temperatura e altitude. Outras versões foram as Srs. 495 e Srs. 560, as quais foram produzidas sob licença na Romênia.

Um total de 235 One-Eleven foram produzidos nas linhas de produção britânicas, em suas diferentes versões.

No Brasil

Em 1967, a FAB adquiriu dois exemplares do One-Eleven, da série 400, para substituir os Vickers Viscount, no transporte do Presidente da República. Eles receberam a designação militar VC-92 e foram matriculados como FAB 2110 e FAB 2111.

VC-92 2110, Grupo de Transporte Especial (via MAP).
VC-92 2111 (arquivo Rudnei Dias da Cunha).

O FAB 2111 foi o primeiro a voar, em 12 de outubro de 1967, e foi entregue em 15 de outubro de 1968; já o FAB 2110 realizou seu primeiro voo em 9 de outubro de 1968 e foi entregue à FAB em 13 de maio de 1969.

Ambos foram usados exclusivamente pelo Grupo de Transporte Especial para o transporte do Presidente do Brasil, até 1976, quando foram substituídos pelos Boeing 727-200.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (BAC 1-11 VC-92)

  • Motor: 2 turbojatos Rolls-Royce Spey Mk. 511-14 de 11.400 lb de empuxo
  • Envergadura: 26,97 m
  • Comprimento: 28,50 m
  • Altura: 7,47 m
  • Superfície alar: 26,97 m2
  • Peso: 32.206 kg (vazio); 39.463 kg (máximo)
  • Velocidade: 882 km/h (máxima)
  • Razão de ascensão: 786 m/min
  • Teto de serviço: 10.670 m
  • Alcance: 3.620 km
  • Passageiros: até 25

Perfis

VC-92 2110, Grupo de Transporte Especial.
VC-92 2111, Grupo de Transporte Especial.

Bibliografia:

  1. BAC 1-11. http://en.wikipedia.org/wiki/BAC_1-11. Visitado em 27/06/2006.
  2. HOME OF THE BAC 1-11 ON THE WEB. http://www.bac1-11jet.co.uk/. Visitado em 27/06/2006.
  3. F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.
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