Criado a 12 de maio de 1969, o 1º Esquadrão de Transporte Aéreo – 1º ETA é o esquadrão de transporte subordinado ao I COMAR. O 1º ETA encontra-se sediado na Base Aérea de Belém e tem como finalidade básica desenvolver o transporte aéreo na Amazônia, desempenhando missões de segurança nacional, salvamento de vidas humanas, apoio às comunidades indígenas, lançamento aéreo e cooperação com o Exército Brasileiro e com a Marinha do Brasil.
Herdeiro do 1º/2º Grupo de Aviação, o 1º ETA utilizou inicialmente aeronaves Consolidated C-10 Catalina e Douglas C-47, com os quais ajudou a desbravar a região amazônica. Posteriormente, essas aeronaves foram desativadas e substituídas pelos EMBRAER C-95 Bandeirante e, mais recentemente, pelos Cessna C-98 Caravan.
Em 1995 e 1996, o Esquadrão desempenhou missões de apoio à Missão de Observadores Militares Equador-Peru (MOMEP), integrada por militares do Brasil, Estados Unidos, Chile e Argentina, a fim de desmilitarizar a região fronteiriça contestada recentemente em conflito entre o Equador e o Peru.
O símbolo do Esquadrão é um tracajá (animal típico da região, de grande robustez), alado, com o lema “Devagar, mas chego lá” – representando a lentidão das pioneiras aeronaves Catalina, porém sempre cumpridoras da missão atribuída. O escudo apresenta, ainda, um filete em marrom, representando as missões de guerra executadas na IIª Guerra Mundial, pelo 1º Grupo de Patrulha, unidade da qual descende.
Bibliografia:
- Base Aérea de Belém. Retrospectiva 1996.
- J. Flores, Jr., “Cessna 208 Caravan I – um peão para qualquer obra”. In: Revista Força Aérea, Ano I, Nº 3. Action Editora, Rio de Janeiro.