2º/6º Grupo de Aviação – Esquadrão “Guardião”

2º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação

Em 16 de dezembro de 1947, através do Aviso nº R-39, foi criado o 2º/6º Grupo de Aviação – 2º/6º GAv, com sede na Base Aérea do Recife. O 2º/6º GAv foi ativado através da Portaria nº 51/GM2 de 20 de novembro de 1956, operando os bombardeiros Boeing RB-17G em missões de reconhecimento fotográfico. O Esquadrão foi desativado pela Portaria nº R-012/GM3 de 12 de maio de 1969, seu pessoal passando a compor o 2º Esquadrão de Transporte Aéreo.

Três décadas depois, com o estabelecimento do Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM pelo Governo Brasileiro, e do Sistema de Vigilância da Amazônia – SIVAM (a parte operacional do SIPAM), surgiu a necessidade de se operar aeronaves de Vigilância Aérea – VA e de Sensoriamento Remoto – SR, componentes indispensáveis para se controlar e conhecer a Amazônia.

Assim sendo, em 18 de janeiro de 1999, através da Portaria nº 10/GM3, foi reativado o 2º/6º GAV, em Brasília, com o fim específico de operar aqueles tipos de aeronaves.

Aproveitando a disponibilidade das aeronaves da série 145, a EMBRAER ofereceu ao governo dois tipos de aeronaves, modificadas estruturalmente e contando com equipamentos eletrônicos modernos, a fim de desempenhar as missões requeridas no âmbito do SIVAM, o EMB.145 AEW&C e o EMB.145 RS/AGS, designados como R-99A e R-99B na FAB. Em 2008, os R-99A foram redesignados como E-99 e os R-99B como R-99.

No dia 18 de janeiro de 2000, o 2º/6º GAV foi incorporado à Base Aérea de Anápolis, a qual foi escolhida para sediar a unidade.

Bibliografia:

  1. J. Flores, Jr., “EMB145/135 – O Mestre de Muitas Missões”. In: Revista Força Aérea, Ano 4, Nº 15, pp.38-48. Julho de 1999.
  2. E.B. Valente, “Anápolis Urgente – Tudo Pronto para a Entrada em Serviço dos R-99 da FAB”. In: Revista Força Aérea, Ano 6, Nº 22, pp.70-75. Março/Maio de 2001.
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