O Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB, afetuosamente chamado de “Esquadrilha da Fumaça”, é uma unidade aérea subordinada diretamente ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica e é sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga – SP.
O EDA tem como missão realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira.
Suas origens remontam à “Esquadrilha da Fumaça”, formada em 1952 por instrutores de voo da Academia da Força Aérea – AFA. A primeira demonstração da “Fumaça” foi realizada a 14 de maio daquele ano.
Inicialmente o avião de treinamento NA T-6 Texan foi utilizado, então disponível em grande número no Brasil. O apelido da Esquadrilha surgiu em função dos aviões T-6 largarem óleo usado no escapamento do motor, deixando uma trilha de fumaça branca.
Em 1968, foram adquiridos sete aviões Fouga Magister, treinadores a jato produzidos na França, denominados T-24 na FAB. Desativados em 1975, a Esquadrilha retornou a usar o T-6 até ser desativada em 1977.
Em 21 de outubro de 1982, a “Fumaça” foi reativada, agora com o nome oficial de Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA. Em 1983, foram recebidos os primeiros EMB.312 T-27 Tucano. Os T-27 eram equipados com dois “pods” nos cabides subalares, os quais liberam, sob comando do piloto, uma trilha de fumaça branca enquanto as manobras acrobáticas são realizadas.
Os T-27 foram empregados durante 30 anos pelo EDA, mas o constante emprego em manobras acrobáticas acabou cobrando seu preço, causando fadiga estrutural nas aeronaves, e os T-27 tiveram de ser substituídos. Em 1º de outubro de 2012, o EDA recebeu o primeiro exemplar do A-29 Super Tucano, com uma chamativa pintura em azul, verde e amarelo, com os quais continua a realizar demonstrações aéreas até hoje.
Aeronaves da “Fumaça”