Desenvolvido a partir do Douglas DC-4, o Douglas DC-6 foi a resposta da Douglas ao Lockheed L1049 Constellation. Os primeiros exemplares foram entregues em 1946. Devido a graves acidentes ocorridos em 1947, a aeronave só voltou a ser utilizada em 1948.
Duas novas versões, DC-6A (para transporte de carga) e DC-6B (para transporte de passageiros) entraram em serviço em 1949 e 1950, dotadas de motores mais potentes, o que permitiu o aumento do peso útil.
No Brasil
A FAB utilizou os DC-6B de 1970 a 1975, sendo designados como C-118. Essas aeronaves haviam sido originalmente adquiridas pela Real Aerovias e foram posteriormente utilizadas pela VARIG, de 1961 a 1970.
Os C-118 foram utilizados pelo 2º/2º Grupo de Transporte em missões de transporte. Um deles foi perdido em acidente em Manaus-AM, em 1971; um outro foi canibalizado, em 1973, para suprir peças para os três restantes. Esses, por sua vez, foram transferidos para a Fuerza Aerea Paraguaya – FAP em 1975.
MATRÍCULA FAB | C/N | OBSERVAÇÕES |
2412 | 44166 | ex-OY-MKI da SAS; ex-PP-YSI da Real, depois VARIG; transferido à FAP em 1975 como T-91. |
2413 | 43745 | ex-LN-LMO da SAS; ex-PP-YSJ da Real, depois VARIG; canibalizado em 1973. |
2414 | 43746 | ex-LN-LMP da SAS; ex-PP-YSL da Real, depois VARIG; w/o em acidente em 28/04/1971 em Manaus-AM, com 17 vítimas. |
2415 | 43822 | ex-N91302 da Northeast Orient; ex-PP-YSM da Real, depois VARIG; transferido à FAP em 1975 como T-87. |
2416 | 43824 | ex-N91304 da Northeast Orient; ex-PP-YSN da Real, depois VARIG; transferido à FAP em 1975 como T-89. |
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Douglas C-118)
- Motor: 4 Pratt&Whitney R-2800-CB16 de 2.400 HP
- Envergadura: 35,81 m
- Comprimento: 32,18 m
- Altura: 8,74 m
- Superfície alar: 135,91 m2
- Peso: 25.110 kg (vazio); 48.534 kg (máximo)
- Velocidade: 576 km/h (máxima)
- Razão de ascensão: 341 m/min
- Teto de serviço: 8.840 m
- Alcance: 7.595 km
- Tripulação: 4 (piloto, copiloto e dois atendentes de cabine)
- Passageiros: 88 a 102.
Perfis
Bibliografia:
- J.R. de Mendonça, “Os aviões da FAB: C-118”. In: Aero, p. 21-25. Maio de 1982.
- F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.