O Lockheed 18 Lodestar foi um desenvolvimento do Lockheed 14 Super Electra, o qual não teve o sucesso comercial esperado. O quarto exemplar produzido do Super Electra foi modificado, em 1939, com a inserção de uma nova de seção de 5ft 6in na fuselagem, permitindo a adição de mais duas fileiras de assentos. Outros dois Super Electra foram modificados similarmente, tendo realizado o primeiro vôo no dia 21 de setembro de 1939.
O primeiro exemplar de série do Modelo 18 realizou seu primeiro vôo no dia 2 de fevereiro de 1940. Os testes com esse e com os Super Electra convertidos demonstraram uma instabilidade dinâmica nos elevadores, a qual foi corrigida reposicionando-se as superfícies de cauda 1ft acima, desviando-as da esteira de ar das asas; também uma extensão foi adicionada ao bordo de fuga das asas. Assim modificado, o Modelo 18 foi aprovado para uso no dia 30 de março de 1940.
Inúmeras variantes foram subseqüentemente vendidas para várias empresas de transporte aéreo – incluindo Pan American, Panair do Brasil, British Overseas Airlines Company e South African Airways – diferindo basicamente no tipo de motor utilizado. Outras vendas se seguiram para diferentes governos, incluindo o das Índias Orientais Holandesas (o qual havia adquirido anteriormente o Lockheed 12A Electra Junior), e, principalmente, para as US Army Air Forces, US Navy e para as forças aéreas britânicas, como aeronaves de transporte VIP (com capacidade para sete passageiros) e de transporte de tropas e lançamento de pára-quedistas, capaz de transportar 18 soldados armados.
Conhecido na USAAF como C-59, C-60 (equipado com motores Wright Cyclone R-1820-40) e C-60A (equipado com motores Wright Cyclone R-1820-87), os Lodestar tiveram mais de 625 exemplares construídos até 29 de janeiro de 1944.
OPERADORES MILITARES DO LOCKHEED 18
Os seguintes países utilizaram o Lockheed 10, em suas diferentes versões, para fins militares: África do Sul, Alemanha Nazista, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, EUA, França Livre, Índias Orientais Holandesas, Israel, Katanga, México, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Reino Unido e República Dominicana.
A Luftwaffe capturou um Lodestar na França, antes de agosto de 1941 e, após testá-lo no centro de testes de Rechlin, utilizou-o como aeronave de comunicação, com o código DE+KL, pelo menos até 1942.
Um fato interessante é que uma versão extendida do Super Electra, semelhante ao Lodestar, foi fabricada sob licença como Ki-56, pela Kawasaki, no Japão; 121 exemplares foram utilizados como transportes pela Força Aérea do Exército Imperial do Japão de 1942 a 1945.
NO BRASIL
O primeiro Lodestar a chegar ao Brasil foi, também, o único C-66 produzido. Essa aeronave era um modelo 18-10, convertido para o modelo 18-10-01, matrícula USAAF 42-13567, com interior modificado para transporte de autoridades. Entregue à USAAF em 29/12/1941, a aeronave foi entregue à FAB, chegando ao Rio de Janeiro em 08/02/1942. Passou a equipar a Seção de Aviões de Comando, subordinada ao Quartel-General da IIIª Zona Aérea e atendeu aos deslocamentos do Presidente em suas viagens. Posteriormente, essa aeronave foi redenominada VC-66 e foi utilizada pela FAB até meados da década de 60, e vendida como sucata em 1971.
Ainda em 1942, a FAB recebeu um C-60A-1-LO, o qual chegou ao Rio de Janeiro em 25 de novembro. No ano seguinte, a FAB recebeu outros sete Lodestar, os quais passaram a desempenhar missões de transporte de pessoal e atendendo, também, às linhas do Correio Aéreo Nacional – CAN. Um dos Lodestar foi perdido em um acidente na Baía da Guanabara em 1944.
Com o final da guerra, os Lodestar remanescentes foram redesignados C-60A e dois deles foram convertidos, na década de 50, para o padrão VIP, e redesignados como VC-60A. Os Lodestar foram utilizados pela FAB até fins da década de 60.
LOCKHEED 18 LODESTAR C-60/VC-60A/VC-66 NA FAB | ||||||
Ordem | Tipo | Matrícula | c/n | Ex-USAAF | Ex-FAB | Observação |
01 | C-60A-1-LO | FAB 2000 | 18-2237 | 42-32191 | FAB-01 | C-60A 10/07/45; Descarregado 04/11/48 |
02 | C-60A-5-LO | FAB 2001 | 18-2329 | 42-55914 | FAB-02 | C-60A 10/07/45; Descarregado p/ desativação 14/07/69 |
03 | C-60A-5-LO | FAB 2002 | 18-2331 | 42-55916 | FAB-03 | C-60A 10/07/45; Acidentado Baia Guanabara em 24/12/44, w/o; Descarregado 18/11/47 |
04 | C-60A-5-LO | FAB 2003 | 18-2365 | 42-55928 | FAB-04 | C-60A 10/07/45; Convertido VIP VC-60A; Acidentado Campo de Marte/SP 06/10/62, w/o; Descarregado 19/04/63 |
05 | C-60A-5-LO | FAB 2004 | 18-2366 | 42-55929 | FAB-05 | C-60A 10/07/45; Acidentado S. Paulo/SP 11/7/47; Descarregado 19/10/47 |
06 | C-60A-5-LO | FAB 2005 | 18-2367 | 42-55930 | FAB-06 | C-60A 10/07/45; Descarregado p/ desativação 24/06/69 |
07 | C-60A-5-LO | FAB 2006 | 18-2368 | 42-55931 | FAB-07 | C-60A 10/07/45; Convertido VIP VC-60A; Descarregado p/ desativação 17/04/68; Entregue à EAer. Preservado MUSAL desde 03/09/79 |
08 | C-60A-5-LO | FAB 2007 | 18-2483 | 42-56010 | FAB-08 | C-60A 10/07/45; Descarregado p/ desativação em 11/12/67 |
09 | C-66-LO | FAB 2008 | 18-2148 | 42-13567 | FAB-09, depois FAB-01 | Aeronave para uso do Pres. Getúlio Vargas; VC-66 em 30/07/45; Classe 01Z 02/10/63 entregue à EEAR; Vendido como sucata em 12/11/71 |
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (LOCKHEED 18 LODESTAR C-60)
- Motor 2 motores radiais de 9 cilindros Wright Cyclone R-1820-87 de 1.200 HP
- Envergadura: 19,96 m
- Comprimento: 15,19 m
- Altura: 3,60 m
- Superfície alar: 51,19 m2
- Peso: 5.670 kg (vazio); 9.525 kg (máximo)
- Velocidade: 428 km/h (máxima, a 5.230 m)
- Razão de ascensão: 500 m/min
- Teto de serviço: 9.175 m
- Alcance: 4.025 km
Perfis