Lockheed C-60/C-66 Lodestar

O Lockheed 18 Lodestar foi um desenvolvimento do Lockheed 14 Super Electra, o qual não teve o sucesso comercial esperado. O quarto exemplar produzido do Super Electra foi modificado, em 1939, com a inserção de uma nova de seção de 5ft 6in na fuselagem, permitindo a adição de mais duas fileiras de assentos. Outros dois Super Electra foram modificados similarmente, tendo realizado o primeiro vôo no dia 21 de setembro de 1939.

O primeiro exemplar de série do Modelo 18 realizou seu primeiro vôo no dia 2 de fevereiro de 1940. Os testes com esse e com os Super Electra convertidos demonstraram uma instabilidade dinâmica nos elevadores, a qual foi corrigida reposicionando-se as superfícies de cauda 1ft acima, desviando-as da esteira de ar das asas; também uma extensão foi adicionada ao bordo de fuga das asas. Assim modificado, o Modelo 18 foi aprovado para uso no dia 30 de março de 1940.

Inúmeras variantes foram subseqüentemente vendidas para várias empresas de transporte aéreo – incluindo Pan American, Panair do Brasil, British Overseas Airlines Company e South African Airways – diferindo basicamente no tipo de motor utilizado. Outras vendas se seguiram para diferentes governos, incluindo o das Índias Orientais Holandesas (o qual havia adquirido anteriormente o Lockheed 12A Electra Junior), e, principalmente, para as US Army Air Forces, US Navy e para as forças aéreas britânicas, como aeronaves de transporte VIP (com capacidade para sete passageiros) e de transporte de tropas e lançamento de pára-quedistas, capaz de transportar 18 soldados armados.

Conhecido na USAAF como C-59, C-60 (equipado com motores Wright Cyclone R-1820-40) e C-60A (equipado com motores Wright Cyclone R-1820-87), os Lodestar tiveram mais de 625 exemplares construídos até 29 de janeiro de 1944.

OPERADORES MILITARES DO LOCKHEED 18

Os seguintes países utilizaram o Lockheed 10, em suas diferentes versões, para fins militares: África do Sul, Alemanha Nazista, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, EUA, França Livre, Índias Orientais Holandesas, Israel, Katanga, México, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Reino Unido e República Dominicana.

A Luftwaffe capturou um Lodestar na França, antes de agosto de 1941 e, após testá-lo no centro de testes de Rechlin, utilizou-o como aeronave de comunicação, com o código DE+KL, pelo menos até 1942.

Um fato interessante é que uma versão extendida do Super Electra, semelhante ao Lodestar, foi fabricada sob licença como Ki-56, pela Kawasaki, no Japão; 121 exemplares foram utilizados como transportes pela Força Aérea do Exército Imperial do Japão de 1942 a 1945.

NO BRASIL

O primeiro Lodestar a chegar ao Brasil foi, também, o único C-66 produzido. Essa aeronave era um modelo 18-10, convertido para o modelo 18-10-01, matrícula USAAF 42-13567, com interior modificado para transporte de autoridades. Entregue à USAAF em 29/12/1941, a aeronave foi entregue à FAB, chegando ao Rio de Janeiro em 08/02/1942. Passou a equipar a Seção de Aviões de Comando, subordinada ao Quartel-General da IIIª Zona Aérea e atendeu aos deslocamentos do Presidente em suas viagens. Posteriormente, essa aeronave foi redenominada VC-66 e foi utilizada pela FAB até meados da década de 60, e vendida como sucata em 1971.

VC-60 2005 (arquivo Rudnei Dias da Cunha).

Ainda em 1942, a FAB recebeu um C-60A-1-LO, o qual chegou ao Rio de Janeiro em 25 de novembro. No ano seguinte, a FAB recebeu outros sete Lodestar, os quais passaram a desempenhar missões de transporte de pessoal e atendendo, também, às linhas do Correio Aéreo Nacional – CAN. Um dos Lodestar foi perdido em um acidente na Baía da Guanabara em 1944.

Com o final da guerra, os Lodestar remanescentes foram redesignados C-60A e dois deles foram convertidos, na década de 50, para o padrão VIP, e redesignados como VC-60A. Os Lodestar foram utilizados pela FAB até fins da década de 60.

LOCKHEED 18 LODESTAR C-60/VC-60A/VC-66 NA FAB
Ordem Tipo Matrícula c/n Ex-USAAF Ex-FAB Observação
01 C-60A-1-LO FAB 2000 18-2237 42-32191 FAB-01 C-60A 10/07/45; Descarregado 04/11/48
02 C-60A-5-LO FAB 2001 18-2329 42-55914 FAB-02 C-60A 10/07/45; Descarregado p/
desativação 14/07/69
03 C-60A-5-LO FAB 2002 18-2331 42-55916 FAB-03 C-60A 10/07/45; Acidentado Baia Guanabara em
24/12/44, w/o; Descarregado 18/11/47
04 C-60A-5-LO FAB 2003 18-2365 42-55928 FAB-04 C-60A 10/07/45; Convertido VIP VC-60A;
Acidentado Campo de Marte/SP 06/10/62, w/o; Descarregado
19/04/63
05 C-60A-5-LO FAB 2004 18-2366 42-55929 FAB-05 C-60A 10/07/45; Acidentado S. Paulo/SP
11/7/47; Descarregado 19/10/47
06 C-60A-5-LO FAB 2005 18-2367 42-55930 FAB-06 C-60A 10/07/45; Descarregado p/
desativação 24/06/69
07 C-60A-5-LO FAB 2006 18-2368 42-55931 FAB-07 C-60A 10/07/45; Convertido VIP VC-60A;
Descarregado p/ desativação 17/04/68; Entregue
à EAer. Preservado MUSAL desde 03/09/79
08 C-60A-5-LO FAB 2007 18-2483 42-56010 FAB-08 C-60A 10/07/45; Descarregado p/
desativação em 11/12/67
09 C-66-LO FAB 2008 18-2148 42-13567 FAB-09, depois FAB-01 Aeronave para uso do Pres. Getúlio
Vargas; VC-66 em 30/07/45; Classe 01Z 02/10/63 entregue
à EEAR; Vendido como sucata em 12/11/71
FONTE: Arquivo A. Camazano A. – Lockheed Twins, P.J.
Marson (Air-Britain, 2001)
NRR = Não Recomendável a sua
Recuperação

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (LOCKHEED 18 LODESTAR C-60)

  • Motor 2 motores radiais de 9 cilindros Wright Cyclone R-1820-87 de 1.200 HP
  • Envergadura: 19,96 m
  • Comprimento: 15,19 m
  • Altura: 3,60 m
  • Superfície alar: 51,19 m2
  • Peso: 5.670 kg (vazio); 9.525 kg (máximo)
  • Velocidade: 428 km/h (máxima, a 5.230 m)
  • Razão de ascensão: 500 m/min
  • Teto de serviço: 9.175 m
  • Alcance: 4.025 km

Perfis

C-60 FAB 01.
C-60A 2001, Grupo de Transporte Especial.
C-60 2006.
VC-60 2001, Parque de Aeronáutica de São Paulo.
C-66 US Army Air Corps 09, quando da entrega ao Brasil em dezembro de 1941.
C-66 FAB 01, como usado pelo Presidente da República. Nota: esse desenho não é baseado em fotos e pode, dessa forma, não estar correto.
VC-66 2008, Grupo de Transporte Especial.
C-66 2008, Parque de Aeronáutica de São Paulo.

Bibliografia:

  1. P.J. Marson, “The Lockheed Twins”, Air-Britain, Grã-Bretanha, 2001.
  2. F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.
error: Conteúdo protegido!!!