Embraer C-99A/VC-99B/VC-99C

VC-99A 2550, Grupo de Transporte Especial (foto Rudnei Dias da Cunha).

O ERJ-145 foi a primeira aeronave a jato projetada e construída pela Embraer. Com capacidade para transportar até 50 passageiros, o ERJ-145 é um jato regional cujo desenvolvimento começou na década de 1980. Inicialmente conhecido como EMB-145, era uma modificação do EMB-120 Brasília, com turbofans montados à frente das asas, e com aletas nas pontas das asas (“winglets”), as quais não tinham enflechamento. Porém, estudos demonstraram que tal configuração não permitiria alcançar os requisitos do projeto e, em 1990, a aeronave passou a apresentar asas levemente enflechadas (22,3°), com “winglets”, porém ainda mantendo os turbofans montados à frente das asas.

Tal configuração exigiria um trem de pouso excessivamente alto e, assim, em 1991 surgiu a configuração definitiva, com os turbofans movidos para a parte traseira da fuselagem, com a cauda em “T”. O primeiro vôo foi realizado em 11 de agosto de 1995 e os primeiros exemplares foram entregues à empresa norte-americana Continental Express em dezembro de 1996.

O ERJ-145 é um sucesso de vendas, com mais de 700 exemplares vendidos. Diferentes versões foram desenvolvidas, sendo a primeira designada ERJ-145ER; outras são a ERJ-145LR (“Long Range”, introduzida em 1998) e a ERJ-145XR (“Extra Long Range”, introduzida em 2001).

A partir do ERJ-145 foram desenvolvidas versões militares de alerta aéreo antecipado, EMB-145SA (empregado pela FAB como E-99) e EMB-145AEW (versão de exportação para a Grécia, México e Índia); de sensoriamento remoto, EMB-145RS (empregado pela FAB como R-99). Foi também proposta pela Embraer uma versão de patrulha marítima, EMB-145MP/ASW, mas que acabou por não atrair interesse de potenciais operadores.

NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Em 1996, a empresa aérea VARIG adquiriu 15 aeronaves ERJ-145ER, para uso pelas suas subsidiárias regionais Nordeste e Rio-Sul. Essas aeronaves haviam sido adquiridas com financiamento do BNDES mas, por falta de pagamento, as aeronaves foram devolvidas ao banco. Em 2004, sete delas foram transferidas à FAB.

Designados como C-99A e matriculados FAB 2520 a 2526, essas aeronaves foram destinadas ao 1º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (1º/2º GT). Todas foram pintadas na cor Cinza Londrino, e outras duas (FAB 2524 e 2526) receberam o padrão de cores das aeronaves de transporte VIP empregadas pelo Grupo de Transporte Especial (GTE), branca com uma faixa em azul. Em 2011, o FAB 2524 foi repintado em Cinza Londrino, padronizando a frota das aeronaves empregadas pelo 1º/2º GT.

C-99A 2521, 1º/2º Grupo de Transporte (foto Rudnei Dias da Cunha).
C-99A 2526, Grupo de Transporte Especial (foto Ricardo Hebmüller).

Juntamente com os ERJ-145ER, a FAB também recebeu um ERJ-145LR, com capacidade para 36 passageiros. Essa aeronave foi designada como VC-99A e matriculada como FAB 2550, usando o padrão das aeronaves de transporte VIP. Inicialmente, ela foi utilizada pelo 1º/2º GT mas em 2008 ela foi transferida ao GTE, juntamente com o C-99A FAB 2526. O FAB 2550 foi, posteriormente, redesignado como VC-99B.

Em 2006, a FAB recebeu o primeiro de seis exemplares do ERJ-135BJ Legacy 600. Destinadas ao GTE, elas receberam as matrículas FAB 2580 a 2585. Inicialmente, elas foram designadas como VC-99B mas, posteriormente, foram redesignadas como VC-99C.

VC-99B 2581, Grupo de Transporte Especial (foto Ricardo Hebmüller).

 

VC-99B 2584, Grupo de Transporte Especial (foto Ricardo Hebmüller).

Em 2008 foram recebidos pelo GTE dois ERJ-135BJ Legacy Shuttle, sendo matriculados como FAB 2560 a 2561 e designados inicialmente como VC-99B, sendo posteriormente redesignadas como VC-99C.

VC-99C 2561, Grupo de Transporte Especial (foto Leandro Casella).

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (EMBRAER ERJ-145ER C-99A)

  • Motor: Dois turbofans Rolls-Royce AE-3007A, de 7.040 lb de empuxo.
  • Envergadura: 20,04 m
  • Comprimento: 29,87 m
  • Altura: 6,75 m
  • Superfície alar: 51,20 m2
  • Peso: 11.667 kg (vazio); 20.600kg (máximo)
  • Velocidade: 833 km/h (máxima de cruzeiro)

Perfis

C-99A 2521, 1º/2º Grupo de Transporte.
C-99A 2522, 1º/2º Grupo de Transporte.
C-99A 2524, Grupo de Transporte Especial.
VC-99A 2550, Grupo de Transporte Especial.
VC-99B 2560, Grupo de Transporte Especial.
VC-99B 2584, Grupo de Transporte Especial.
VC-99C 2582, Grupo de Transporte Especial.

Bibliografia:

  1. ERJ-145. In: Airliners.net http://www.airliners.net/info/stats.main?id=198. Visitado em 12/06/2006.
  2. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
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