Helibrás HB-355F2 Esquilo Biturbina CH-55/VH-55

O Helibrás HB-355F2 é a versão produzida sob licença do Aérospatiale AS355F2. A principal diferença entre esta aeronave e o Helibrás HB-350B encontra-se no grupo motopropulsor, o qual consiste de um par de turbinas Allison 250C-20F. Apesar de aumentar o peso, o aumento na potência contribuiu para aumentar a segurança no uso da aeronave.

A FAB adquiriu 10 exemplares, sendo oito deles designados como CH-55 (matrículas FAB 8810 a 8817) e dois como VH-55 (matrículas FAB 8818 e 8819).

CH-55 8811, Centro Técnico Aeroespacial (foto Ricardo Hebmüller).
CH-55 8816, 1ª Esquadrilha do 7º/8º Grupo de Aviação (foto A. Camazano A.)

Os VH-55 são operados pelo Grupo de Transporte Especial. Um dos operadores do CH-55 é o Grupo Especial de Ensaios em Vôo.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Helibrás HB-355F2 Esquilo Biturbina CH-55/VH-55)

  • Motor: Duas turbinas Allison 250-C20F de 420 shp
  • Diâmetro do rotor: 10,69 m
  • Comprimento: 10,93 m
  • Altura: 3,14 m
  • Velocidade máxima de cruzeiro: 224 km/h
  • Razão de ascensão: 6,80 m/s
  • Alcance: 575 km
  • Armamento: 2 lançadores de foguetes LM 70/7 (7 foguetes cada); 2 casulos de metralhadoras 7,62 mm FN (1000 cartuchos cada); 2 casulos de metralhadoras 12,7mm FN (500 cartuchos cada) e 1 MAG/FN modelo 60-20 móvel (250 cartuchos)

Perfis

CH-55 8811, Centro Técnico Aeroespacial.
CH-55 8814, 1º/8º Grupo de Aviação.
CH-55 8814, 1º/8º Grupo de Aviação.
CH-55 8816, 1ª Esquadrilha, 7º/8º Grupo de Aviação.
VH-55 8819, Grupo de Transporte Especial.

Bibliografia:

  1. H-50/CH-55 (Esquilo HB-350 e HB-355). http://www.fab.mil.br/aeronaves/ESQUILO/index.htm. Visitado em 25/04/2006.
  2. R. Pereira, “Enciclopédia de Aviões Brasileiros”, Editora Globo, São Paulo, 1997.
  3. F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.
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